Pular para o conteúdo

Como administrar um salário mínimo: siga essas dicas

O salário mínimo brasileiro

O salário mínimo brasileiro é o menor valor que um empregador pode legalmente pagar a um trabalhador por um mês de trabalho, ele é determinado pelo governo federal e serve como referência para garantir que os trabalhadores recebam uma remuneração justa e que atenda às necessidades básicas de sobrevivência.

O salário mínimo é garantido pela Constituição Federal de 1988 e é revisado anualmente por meio de uma lei específica que considera a inflação do ano anterior, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e outros fatores econômicos e sociais, nesse post vamos te ajudar a organizar essa salário.

Como administrar um salário mínimo

Como visto acima o salário mínimo é corrigido anualmente, em 2024 esse valor é de R$ 1.412,00, lembrando que esse é o salário bruto, ou seja sem os descontos, o salário sofre dedução obrigatória de INSS, e outros possíveis descontos como 6% de transporte, % sobre vale alimentação ou refeição, % de sindicato…

Mas para melhor exemplificar vamos deduzir do salário mínimo somente o desconto de INSS para obter um salário mínimo líquido e lhe dar dicas para administrar bem esse salário.

Salario minimo brasileiro em 2024
Salário mínimo liquido em 2024

Divisão de salário mínimo

Primeiro partiremos do seguinte ponto, o salário mínimo brasileiro é extremamente baixo para “sobreviver”, então se você ganha esse salário sendo um adulto, terá que ter uma grande organização financeira, a sugestão de divisão que irá ser apresentada aqui é a seguinte:

50% para gastos fixos: Contas de casa como água, luz, internet, gás de cozinha e alimentação.

20% para despesas variáveis: Despesas médicas, compra de roupas, surpresas indesejadas de algum item que quebrou…

10% para lazer: É importante sim, reservar uma quantia para se divertir no mês, mesmo que nesse caso se torne uma quantia pequena.

10% para educação: Mesmo não sendo uma garantia de “ficar rico”, a educação é o melhor caminho para buscar um aumento na sua renda, seja através de uma promoção de cargo no trabalho ou início em uma nova profissão, ou até mesmo partindo para exercer uma profissão de maneira autônoma, e não podemos descartar o estudo para buscar um cargo público.

Então reserve uma quantia para realizar um curso, ou iniciar futuramente um curso técnico ou faculdade, o importante é buscar uma evolução pessoal para poder ganhar um salário maior no futuro.

10% para reserva: Como esse é um salário baixo, pense em guardar uma quantia pensando nos imprevistos da vida; outra opção é utilizar essa reserva de dinheiro para comprar um item á vista ao invés de criar uma dívida.

Veja como fica essa divisão na prática:

Divisão de salário minimo
Tabela de divisão salário minimo

Como buscar ganhar um salário maior

Bom como já dito, o salário mínimo é muito difícil de administrar, então gostaria de deixar algumas dicas para buscar ganhar um salário maior ou ganhar um renda extra:

1. Busca por Novas Oportunidades:

Parece meio obvio, mas não descarte procurar por oportunidades de emprego que ofereçam salários mais altos do que o que você recebe, veja constantemente empresas que estão contratando funcionário para uma função que você já possui experiência e se candidate as vagas, poderá encontrar um salário mais alto em outro lugar para exercer a mesma função.

2. Desenvolvimento Profissional:

Invista em seu desenvolvimento profissional por meio de cursos, treinamentos e certificações que possam aumentar suas habilidades e valor no mercado de trabalho, isso entra no tópico acima de reservar uma quantia do seu salário para investir em educação.

3. Trabalho Autônomo:

Se possível, explore opções de trabalho autônomo ou freelancer em sua área de expertise ou em áreas que você tenha interesse e habilidades, inclusive nós temos dicas de sites de freelancer que pagam em dólar! Veja essas dicas clicando aqui.

4. Negócio Próprio:

Se tiver habilidades empreendedoras, você pode considerar iniciar seu próprio negócio ou empreendimento, pode ser através de prestação de serviços, empreender vendendo comida, abrir um comércio físico ou digital, são inúmeras possibilidades.

É importante lembrar que qualquer decisão sobre aumentar sua renda deve ser cuidadosamente avaliada em relação às suas circunstâncias pessoais e financeiras.

Marcações: