Pular para o conteúdo

Como juntar dinheiro para viajar na folga: 5 dicas

Viajar é muito bom não é mesmo? Curtir uma praia, sair um pouco do caos da cidade, ficar próximo a natureza e relaxar!

Aqui vamos te dar dicas de como juntar dinheiro para viajar na folga, justamente porque nos feriados temos pelo menos 1 dia a mais na nossa agenda, uma ótima oportunidade de poder reunir a família ou amigos para pegar as malas e fugir um pouco da rotina. Vamos as dicas:

1. Defina o destino da sua viagem:

Primeiro de tudo, se pergunte “Para onde eu quero ir ?” e depois se pergunte “Quanto eu posso gastar ?”, são as duas principais perguntas, já que não adianta querer ir para Dubai com R$ 100,00 reais no bolso né?

Defina um local realista para uma viagem mais próxima, se quiser se planejar para uma viagem maior, que requer mais tempo de planejamento, veja essas dicas que separamos para você clicando aqui.

2 - Estabeleça sua meta financeira:

Vamos definir agora quanto dinheiro você precisa economizar para a viagem; isso ajudará a estabelecer metas realistas e a criar um plano de poupança mais eficaz, lembrando que quando vamos viajar em feriados, geralmente temos um tempo menor para nos organizar.

Para isso faça uma check-list com os seguintes itens:

1 – Valor da passagem (avião, ônibus ou gasolina e pedágio se for de carro);

2 – Hospedagem;

3 – Custo dos passeios;

4 – Custos com alimentação;

5 – Custos com lembranças;

6 – Demais custos variáveis;

Veja um exemplo para planejamento de uma viagem em 3 meses:

Tabela de panejamento viagem
Tabela de orçamento planejamento viagem

Como pode ver, definir os custos com antecipação e simular a quantia que devemos poupar por mês, ajuda e muito na preparação, e ainda por cima evita de você acabar se endividando com o cartão de crédito.

Para lhe ajudar a se organizar, vou deixar a planilha de simulação disponível para download gratuito, para baixar ela CLIQUE AQUI, não se preocupe o link é seguro feito direto pelo Google Drive.

3. Inicie os depósitos:

Bom com o planejamento feito, e definido qual a quantia mensal que você precisa poupar por mês, está na hora de começar a depositar, e para não acabar esquecendo ou gastando o dinheiro e depositando um valor inferior ao que precisa, assim que receber seu salário, já reserve esse valor! 

Se possível até mesmo coloque ele em uma conta separada, por exemplo uma poupança ou conta secundária que não costuma usar tanto.

Tabela de depósitos economizando para viagem
Tabela de programação depositos viagem

4 – Procure uma renda extra:

Considere vender alguns itens que estão ocupando espaço na sua casa e você nem usa mais, até mesmo vender algumas roupas em sites online que te possibilitam fazer isso de forma simples, como por exemplo a Enjoei, Repassa entre outros; Além de liberar espaço, você consegue ganhar dinheiro extra para sua viagem.

Considere buscar fazer um trabalho como Freelancer, inclusive se te interessar, veja aqui alguns sites para encontrar trabalho como Freelancer e trabalhar de casa, clicando aqui.

Isso irá acelerar seu processo, e ajudar a bater a meta do seu orçamento para a viagem de forma mais eficiente, além de que poderá até mesmo, superar a meta e poder aproveitar mais ainda o feriadão! ou já se programar para a próxima viagem.

5 – Busque economizar e manter a disciplina:

Pequenas economias diárias podem se traduzir em grandes economias ao longo do tempo. Considere levar comida de casa para o trabalho, cortar assinaturas de serviços que você não utiliza com frequência e reduzir o consumo de itens supérfluos.

Considere alternativas econômicas de transporte, como transporte público, caronas ou bicicleta, em vez de usar o carro, Uber ou táxi.

E ao planejar sua viagem, procure bem por opções econômicas de hospedagem, alimentação e atividades, considere fazer uma viagem de ônibus ao invés de avião, que costumar ser bem mais econômico, e se for de avião considere buscar empresas que trocam milhas ou pacotes de ofertas que geralmente incluem descontos bem interessantes.

A pesquisa precisa ser bem minuciosa para encontrar os melhores preços possíveis. Isso tudo ajudará a reduzir os custos totais da viagem.

Conclusão

Com um planejamento cuidadoso e algumas mudanças de hábitos, é possível economizar para viajar nas folgas. Seguir estas dicas vai ajudá-lo a atingir seu objetivo e aproveitar ao máximo seu feriado.

Marcações: