Organizar um salário de 2 mil reais requer planejamento e disciplina, mas é possível administrar suas finanças de forma inteligente, e fazer um ótimo controle. Aqui estão algumas estratégias para ajudar a administrar o seu salário.
Priorize despesas essenciais
Comece identificando suas despesas fixas, como aluguel, contas de água, luz, internet e alimentação. Esses são gastos prioritários e devem ser pagos antes de qualquer outra coisa! Separe essas contas em uma planilha ou no papel mesmo, essa será sua prioridade, e vai dedicar uma “fatia” grande do seu salário para cobrir essas despesas.
Controle seus gastos variáveis
Um salário de 2 mil não é tão fácil de administrar, pois as contas fixas tomam boa parte do orçamento, então analise seus gastos variáveis, como lazer, compras e outros extras. Tente reduzir essas despesas, priorizando apenas aquelas que são realmente importantes para você.
É importante sim, lazer, entretenimento, comprar um presente para você, mas não deixe esses gastos tomarem conta do seu salário, para isso separe uma “fatia” somente para esses gastos.
Crie um fundo de emergência
Reserve uma parte do seu salário para um fundo de emergência, para cobrir despesas inesperadas, como reparos em casa, desemprego ou despesas médicas, ninguém está livre desses custos emergenciais, e para evitar dívidas, precisa se prevenir.
Organizando salário de 2 mil
Bom agora que viu nossas dicas iniciais, vamos aprender a dividir seu salário; vamos te apresentar 2 sugestões aqui; a primeira é o método 50 20 15 15.
Nesse método, separamos seu salário de acordo com as prioridades que destacamos acima, sendo contas fixas, contas variáveis, lazer e reserva de emergência.
Você precisa dividir essas contas assim que recebe seu salário, assim fica mais fácil de controlar. Veja abaixo como ficariam as divisões:
Uma segunda opção, onde seu comprometimento com as contas fixas é maior, é o método 60 10 10 10 10, aqui também priorizamos o investimento para acúmulo de capital, a reserva de emergência é um dinheiro reservado para imprevistos, investimento já se trata de ir acumulando patrimônio ao longo do tempo.
Então comece a criar esse hábito de investir mesmo nesse início sendo um valor “baixo”, e vá aumento os aportes, de acordo com o aumento de sua renda. Veja como fica a divisão nesse método:
Conclusão
Com um planejamento cuidadoso e ajustes inteligentes em seus hábitos de consumo, é possível administrar seu salário de 2 mil reais de forma equilibrada e eficaz.
Caso não saiba como montar uma reserva de emergência, ou não sabe por onde começar com investimentos, veja nossos posts que podem te auxiliar:
Já pensou em juntar 5 mil reais em apenas um ano? parece uma meta um bocado difícil, mas com uma…
O salário mínimo brasileiro O salário mínimo brasileiro é o menor valor que um empregador pode legalmente pagar a um…
Como organizar meu salário de 3 mil Você tem um salário de 3 mil e não sabe como organizar? Nesse…
Desafio das 52 semanas para investidores O Desafio das 52 Semanas para Investidores é uma estratégia de economia e investimento…