Pular para o conteúdo

Juntar dinheiro para viajar: dicas para se organizar

Que tal se organizar para aquela tão sonhada viagem nas férias, ou até mesmo começar o ano planejando sua viagem no final de ano sem se atrapalhar com dívidas?

Nada melhor que viajar sem se preocupar com os gastos né? Então vamos dar dicas para você juntar dinheiro para viajar:

Passaporte em mãos no aeroporto
Passaporte em mãos no aeroporto

Defina o local:

Os custos da viagem vão depender muito de acordo com a região que você pretende visitar, geralmente uma viagem internacional custa mais que uma viagem nacional ou ao interior, por exemplo.

Então defina seu destino para começarmos a organizar o orçamento.

Monte o orçamento:

Busque na internet mesmo, os custos médios com:

Acomodação;

Passagem, ou se for viajar de carro, o custo médio de combustível e pedágios;

Transporte;

Alimentação;

Passaporte e visto para destinos internacionais;

Passeios;

Durante suas pesquisas, monte uma planilha com os valores, ou até mesmo anote esses custos em um caderno, no final some tudo e veja quanto será o valor mínimo a juntar.

E lembre-se pode surgir algum custo extra durante a viagem, a compra de uma lembrancinha, um passeio que pode surgir ali no momento da viagem, então considere acrescentar uma “gordurinha” a esse orçamento.

  • Todos os posts
  • Dicas
  • Finanças
  • Finanças pessoais
  • Ganhar dinheiro
  • Notícias

Começando a juntar:

Agora que definimos o orçamento, mantenha com rigorosidade um aporte mínimo mensal, vamos para um exemplo, uma viagem programada para dezembro, iniciando seus aportes em janeiro:

Tabela de dinheiro poupado - planejamento de viagem

É claro que esses valores tendem a variar, tanto sua meta quanto os aportes mensais, ás vezes pode aportar mais em um mês do que em outro, mas busque sempre fazer as contas para bater sua meta.

Conclusão:

Como dicas extras para lhe ajudar a juntar dinheiro para viajar, para economizar bastante, é fugir da alta temporada, saindo um pouco do nosso exemplo anterior, busque fazer viagens fora dos meses de dezembro, janeiro e junho, meses esses que coincidem com férias escolares, e recesso de empresas.

Fora desses meses, além de aproveitar mais devido a um número menor de turistas, os preços de hospedagem, alimentação e passagem estão relativamente mais baratos.

Considere fazer esses aportes mensais em um investimento de alta liquidez, ou seja, de resgate rápido. Isso além de ajudar a bater sua meta mais rápido, faz com que você coloque o dinheiro para “trabalhar” para você.

Espero que as dicas ajudem você a fazer a tão merecida viagem esse ano! 

Até mais.

Veja também: