Pular para o conteúdo

O que preciso saber para começar investir?

Já pensou em começar a mudar sua vida financeira? Começar a investir pode parecer desafiador, mas com o conhecimento certo, você pode construir uma base sólida para tomar decisões financeiras informadas. 

Aqui estão alguns pontos essenciais que você precisa saber para começar a investir:

Homem segurando arvore
Organização financeiro para investimentos

Defina Seus Objetivos Financeiros:

Estabeleça metas claras e realistas para seus investimentos. Por exemplo, comprar um celular novo, comprar um carro, reforma da casa, quitar um imóvel. Aqui tudo vai depender da sua realidade, não se baseie na vida dos outros, foque em você e nos seus objetivos.

Obtenha conhecimento a respeito de investimentos:

A parte mais importante e obvia que se precisa saber para começar a investir é estudar, essa é a palavra-chave! Busque entender a diferença entre renda fixa e variável, qual a diferença entre os investimentos, como Selic, poupança, ações, fundos imobiliários, CDBS, LCI, LCA; entre vários outros investimentos.

Hoje o acesso a informação é muito disseminado pela internet, então busque esse conhecimento antes de começar, assim aumentará suas chances de obter sucesso e independência financeira.

  • Todos os posts
  • Dicas
  • Finanças
  • Finanças pessoais
  • Ganhar dinheiro
  • Notícias
Mais

Fim do conteúdo

Saiba Como Funcionam os Impostos sobre Investimentos:

Assim que começar a entender como funciona cada investimento, busque entender as implicações fiscais dos seus investimentos. Conhecer as regras fiscais pode ajudar a otimizar seus retornos líquidos, não se assuste, muitos investimentos não lhe obrigam logo de cara a fazer declaração de IR, alguns investimentos inclusive retém o IR na fonte, ou seja, é descontado automaticamente quando resgata esse investimento.

Monte sua reserva de emergência:

Geralmente seu primeiro passo nos investimentos deve ser montar uma reserva de emergência, essa reserva será para algum imprevisto na sua vida, uma enfermidade, manutenção do carro, um eletrodoméstico quebrado, enfim se prepare para não passar aperto nesses imprevistos que acabam ocorrendo.

Para montar esse reserva, primeiro defina um valor possível dentro da sua realidade, não importa se será R$ 50,00 ou R$ 500,00 por mês, o importante é guardar!

Lembre-se que por ser uma reserva para emergência, deve guardar esse dinheiro em um investimento que alta liquidez, ou seja, que possa resgatar no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte.

Conclusão

Importante ressaltar aqui, ao investir, sempre há riscos envolvidos. Considere a ajuda de um profissional financeiro pode ser útil, especialmente se você estiver começando. Invista de maneira consciente e alinhada aos seus objetivos financeiros.

Veja também: