Qual é a diferença entre contas fixas e variáveis? Nesse post vamos aprender a principal diferença entre essas contas, no âmbito pessoal e empresarial. É importante entender a diferença para poder gerenciar seu dinheiro de forma eficaz.
O que são contas fixas?
Uma conta fixa é uma despesa que tem um valor constante todos os meses e que você precisa pagar regularmente. Essas contas são geralmente essenciais e não podem ser facilmente alteradas ou eliminadas.
Exemplos comuns de contas fixas incluem:
Aluguel ou prestação da casa;
Condomínio;
Contas de água;
Luz;
Gás;
Telefone;
Internet;
Alimentação;
No âmbito empresarial, essas despesas são essenciais para manter as operações comerciais funcionando e são geralmente previsíveis. Exemplos de contas fixas empresariais incluem:
Aluguel ou pagamento do imóvel onde a empresa está localizada;
Salários e benefícios dos funcionários;
Seguros;
Serviços públicos (água, luz, telefone);
Internet e serviços de tecnologia;
Honorários profissionais (contabilidade, jurídico);
Marketing e publicidade recorrente.
O que são contas variáveis?
Contas variáveis são despesas que pode mudar de valor de um mês para o outro, e que você tem mais controle sobre quanto gasta. Essas despesas podem ser ajustadas com mais facilidade de acordo com a sua necessidade e capacidade financeira.
Exemplos de contas variáveis incluem:
Lanches;
Transporte;
Lazer;
Vestuário;
Saúde;
Itens de beleza;
Já para uma empresa, contas variáveis são despesas que mudam de acordo com o volume de produção ou vendas da empresa. Essas despesas estão mais diretamente ligadas à atividade principal da empresa e podem variar de maneira significativa.
Exemplos de contas variáveis empresariais incluem:
Matéria-prima e insumos para produção;
Comissões de vendas;
Embalagens;
Custos de transporte e logística;
Marketing e publicidade variável;
Despesas de viagem e representação;
Despesas com material de escritório;
Conclusão
Ao entender e gerenciar suas contas fixas e variáveis de forma eficiente, tanto na vida pessoal, quanto na sua empresa por exemplo, você pode tomar decisões financeiras mais conscientes e alcançar uma maior estabilidade financeira a longo prazo. Veja outros posts que podem te interessar:
1. O que é CDI? O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título emitido pelos bancos para emprestarem dinheiro…
Ether um pouco da história dessa Criptomoeda Ether é a criptomoeda nativa da plataforma Ethereum. Assim como o Bitcoin, o…
Tesouro direto – o que é e quais suas vantagens Você sabe o que é tesouro direto? esse programa do…
O que é LCA e como esse investimento funciona Definição LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio. É um tipo…